Todos estamos sujeitos aos transtornos da vida moderna. Stress, depressão, problemas de respiração, problemas de memória, insônia, falta de energia, transtornos hormonais, problemas de coluna, são comuns, mas não deveriam ser… O que fazer então para enfrentar as transformações e os desafios causados pelo ritmo acelerado do progresso tecnológico e os problemas e conflitos do meio social, profissional e familiar, sem entrar num processo de desequilíbrio mental e psíquico?

É na busca do equilíbrio que se insere o estudo e a prática do Dakshina Tantra Yoga, corpo de conhecimento e técnicas tradicionais indianas, introduzidas pelo Mestre Tântrico Paulo Murilo Rosas em toda a América Latina.  Os conhecimentos do Dakshina Tantra Yoga foram desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo e tem eficácia reconhecida tanto no Oriente quanto no Ocidente. Segundo esse corpo de conhecimento, a causa dos sintomas que afligem hoje e sempre grande parte da humanidade tem sua causa no desequilíbrio energético. Sendo o indivíduo compreendido como uma dinâmica energética, com a energia circulando através de vários centros de energia sutil, os Chakras, é com a correta energização que conseguiremos promover o equilíbrio da personalidade, dotando o indivíduo da capacidade de enfrentar e superar problemas, realizar suas potencialidades, conservar sua saúde e juventude, passando a ter uma qualidade de vida superior, sem deixar de viver o dia-a-dia no aqui e agora.

Para isso, as aulas de Dakshina Tantra levam em conta as diferenças individuais, sendo ministradas de forma personalizada ou em grupo, com acompanhamento permanente e reavaliações periódicas, para que o praticante aproveite ao máximo de suas potencialidades e dons. Na confecção das aulas são utilizadas diversas técnicas de energização dos Chakras, cada uma atuando a partir de aspectos específicos do sistema psicofísico; todas, porém, visando um mesmo objetivo: o equilíbrio total do ser.

– Técnicas de Respiração – sensibilizar as áreas utilizadas na respiração e desenvolver capacidade respiratória.

– Kriyas – exercícios de limpeza dos canais principais de energia e melhoria da respiração.

– Asanas – posturas que energizam os vários centros energéticos, Chakras, trazendo saúde para o corpo e a mente.

– Pranayamas – exercícios respiratórios especiais que visam o controle e o desenvolvimento da capacidade respiratória e a redistribuição energética.

– Mudras – gestos das mãos ou de todo o corpo que energizam profundamente os Chakras.

– Técnicas de Meditação – técnicas que levam ao relaxamento físico e mental, a concentração, a visualização e a capacidade reflexiva. Harmoniza as ondas cerebrais e o sistema nervoso, re-conectando o indivíduo consigo mesmo.

– Mantra Yoga – Utiliza o poder dos sons para o equilíbrio da personalidade e para transcender as suas limitações.

– Relaxamentos Dirigidos – visando o alívio das tensões, o gerenciamento do stress e contribuindo para desenvolver no indivíduo a capacidade de usufruir a vida com equilíbrio e espontaneidade.

– Yoga Nidra – relaxamentos dirigidos progressivos, para que a pessoa libere gradualmente as tensões físicas e psíquicas.

– Técnicas Tantraterápicas – técnicas especiais onde o aluno é levado a superar problemas como ansiedade, insônia, problemas de coluna, problemas hormonais e outros.

– Dharana e Tatwa Yantra – exercícios para desenvolver o poder de concentração e de visualização, destinado a energização dos Chacras.

– Pavana Muktasana – exercícios que visam à desobstrução das articulações, o fortalecimento da mobilidade muscular, reorganiza as funções digestivas, permitindo que a energia flua melhor no corpo e liberando o corpo de tensões e limitações. Combatem a fadiga, a contração muscular crônica e o enfraquecimento da memória, melhorando a capacidade respiratória e a circulação sangüínea.

– Yoga Suksma e Stula Vyayama – técnica grupo com exercícios físicos e respiratórios, associados à concentração. Indicada para processos de stress, depressão, ansiedade, casos de intoxicação por medicamentos ou drogas, dificuldade de raciocínio, problemas de memória, inércia e insônia.

– Yoga Kuruntha – Kuruntha – técnica de realização de asanas com a ajuda de cordas, argolas e outros materiais. Aconselhada para pessoas de todas as idades, saudáveis ou mesmo com algum tipo de dificuldade física. Leva ao aumento da flexibilidade, do tônus, de massa muscular e ao equilíbrio da lateralidade.

“Yoga não é ficar de cabeça para baixo, mas ficar de pé nos seus próprios pés”.
Paulo Murilo Rosas, Mestre Tântrico