Método desenvolvido por Joseph Pilates, alemão, nascido em 1880 que, durante a Primeira Guerra Mundial, uniu seus conhecimentos orientais a princípios físicos na busca por um corpo saudável.

Este método utiliza-se de fundamentos biomecânicos e respiratórios na busca do fortalecimento, alongamento, aumento da resistência muscular e equilíbrio postural, através da aplicação de exercícios com auxílio ou contraposição de molas, associando-os a uma respiração lenta e constante que permite assim a estabilidade da parte central do corpo, propiciando movimentos livres e precisos nos membros superiores e inferiores. Desta forma, alcançamos objetivos traçados com maior perfeição e rapidez.

 

Qual a importância do Pilates?

Atualmente podemos observar que o sedentarismo e as posturas provenientes do dia a dia (atividades diárias e gestos do trabalho) proporcionam estresse em músculos e articulações, além da diminuição da flexibilidade, levando a instalação de alterações posturais e desequilíbrios osteomioarticulares, predispondo o indivíduo a lesões e assim afastamento de sua atividade laborativa, sendo esta a segunda maior causa de afastamento segundo o Ministério do Trabalho, onde 60 % das lesões necessitam de tratamento, conforme dados da Associação Brasileira de Ortopedia.

 

Pilates em Suspensão

Joseph Pilates iniciou seu programa de treinamento juntando diversas técnicas que estudou e praticou em toda sua vida.

Joseph foi boxeador, acróbata, ginástica, instrutor de defesa pessoal, trabalhou em um circo itinerante com seu irmão Fred, onde se pintavam e imitavam as poses das estátuas gregas, aprendeu ainda luta livre, esgrima, esqui, yoga, boxe, e disciplinas zen, ao frequentar um centro esportivo para crianças.

Toda essa experiência fez com que o método Pilates obtivesse diferentes influencias e seus princípios aplicados em diferentes exercícios.

Atualmente o Pilates em suspensão tem ganhado as graças de um público que gosta de novidades, com a utilização de equipamentos do circo, como a Lira, o tecido, e ainda outros que simulam equipamentos como o trapézio do circo, cordas, bolas e bases instáveis, o Pilates em suspensão vem com o objetivo de propor novos desafios aos apaixonados pelo Pilates.

Com a uma proposta nova de movimentação contra a gravidade, com o balanço da atividade suspensa, a instabilidade da superfície, os novos movimentos promovem o recrutamento de fibras musculares que a muito ficaram esquecidas, solicitando ainda mais uma contração abdominal, concentração, fluidez, precisão e controle sobre os movimentos. Esses princípios já básicos do pilates original são ainda mais importantes para vencer esse novo desafio.

Como já dizia Joseph Pilates “não importa o que você faz e sim como você faz”, então desde que você não perca nunca os princípios de respiração e contração abdominal todo exercício se torna válido.

A realização da atividade para cuidado da sua saúde ou para o tratamento de disfunções e patologias pode se tornar ainda menos desgastante e muito mais prazerosa quando parece brincadeira. Então, desde que acompanhada por um profissional qualificado e especializado o Pilates em suspensão é uma ótima alternativa para fugir da rotina, virar a vida de cabeça para baixo, e ver a vida por outro ângulo.

Aqui na M.A Bem Estar e Saúde você conta com atendimentos que unem, o método original do Pilates, com equipamentos tradicionais como, Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Step Chair, além dos exercícios de solo, associado ao Pilates em suspensão com a Lira,  o Columpio (tecido) e outros equipamentos. Os atendimentos que variam de 1 a 5 vezes por semana, com duração de 1 hora, e com um atendimento individualizado para um máximo de 3 clientes por terapeuta, onde os exercícios são orientados, acompanhados e supervisionados em sua execução por fisioterapeuta especializado no método.